4 de jul de 2011

Posted by KARINE MENDANHA DE ARAÚJO Posted on 09:18 | 1 comment

Aleitamento materno

Vantagens do aleitamento materno

*É o melhor alimento para o bebê
*É de fácil digestão
*Protege o bebê contra várias doenças
* Transmite amor e carinho, fortalecendo a relação mãe e filho
* Está sempre pronto, em qualquer hora e lugar, na temperatura ideal
* É de graça

Dicas de aleitamento materno

- Cuide adequadamente das mamas. Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes e depois das mamadas. Basta o banho diário, evitando o uso de sabonetes dos mesmos.

- Coloque o bebê na posição correta para mamar. Para que o bebê sugue bem, ele deve estar em posição de poder abocanhar não só o mamilo (bico do peito), mas grande parte da auréola(parte escura do peito), com o corpo totalmente voltado para a mãe (barriga com barriga).

- Sugar o peito é o que estimula a produção do leite. Por isso, não dê ao filho chás, água, sucos ou outro leite nos 6 primeiros meses de vida.

- Evite que a mama fique muito cheia e pesada. Se isto acontecer, lave bem as mãos, faça massagens circulares com as pontas dos dedos, pressionando as mamas do mamilo para a base.
Depois, coloque os dedos onde termina a aréola e aperte com cuidado até o leite sair, guarde em um frasco de vidro fervido por 10 minutos, no congelador da geladeira e do freezer por 15 dias ou doe para um banco de Leite Humano.

- O uso de de bicos, chupetas, mamadeiras devem ser evitados, pois prejudicam a amamentação, uma vez que os bebês que fazem uso de mamadeiras acabam largando o peito.

- A mãe que amamenta deve tomar líquidos em abundância, melhorar a alimentação, dormir e descansar sempre que possível.

Um comentário:

  1. Suzy Darlen Soares de Almeida21 de julho de 2012 05:25

    Que tal dar dicas de uma boa alimentação. O que interfere na composição do leite humano.

    ResponderExcluir

  • Karine Mendanha

    Biografia