4 de set de 2012

Posted by KARINE MENDANHA DE ARAÚJO Posted on 06:48 | 1 comment

Dicas para a correta lavagem de frutas, legumes e verduras.



A lavagem com água corrente é útil para retirar sujeiras e resíduos. Portanto, só a água não consegue matar os microorganismos presentes . Assim aconselha-se  utilizar água sanitária (daquela comum que temos em casa, lembrando que deve ser um produto de boa procedência e registrado pelo ministério da saúde), na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. Um outro  produto que pode ser também utilizado é aquele que  encontramos nos supermercados, geralmente perto da seção de verduras. Ele é usado em gotas e apresenta hipoclorito de sódio em sua composição, devendo ser utilizado de acordo com as instruções do fabricante.
Então a maneira correta de lavar os vegetais é a seguinte:

1) Lavar em água corrente para tirar resíduos
2) Deixar de molho com um dos produtos citados acima por 15 minutos
3) Enxaguar para retirar resíduos do produto utilizado.



Posted by KARINE MENDANHA DE ARAÚJO Posted on 06:17 | 2 comments

Organizando sua geladeira para conservar melhor os alimentos


Orientações simples para a disposição de cada alimento na sua geladeira:
  • Comidas prontas: o que sai do fogão para a geladeira, assim como as sobremesas, pode ficar nas partes intermediárias. Guarde tudo em recipientes fechados para que não fiquem com aspecto ressecado.
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  • Carnes, sobretudo de peixe: elas merecem atenção especial. Embala-os em plásticos novos e coloque-os na gaveta de carnes. Se forem consumidos por longo período, corte-os em pedaços e congele-os.
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  • Ovos: acomode-os na parte superior da porta. Como a casca deles é porosa, não os lave antes de guardar, assim você evita que bactérias, presentes na parte externa, penetrem.
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  • Frutas, verduras e legumes: coloque-os na gaveta de baixo. Embora sejam perecíveis (estragam sob temperatura ambiente), as cascas e folhas oferecem uma proteção natural. Assim, lave apenas na hora de usar.
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  • Frios: queijos, presuntos, mortadelas, salames, entre outros, devem ficar nas prateleiras superiores. Reserve aqui também um espaço para a manteiga e o leite.
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  • Latinhas, garrafas e caixas: limpe a parte superior das latas de cerveja e refrigerantes; o leite longa vida só deve ser refrigerado depois de aberto; e os enlatados devem ir para a geladeira fora da lata: um pote de plástico, bem fechado, é ideal.


Assim a organização da geladeira deve ser:


  • Prateleira superior: alimentos prontos para o consumo, como sobras, sobremesas, queijos, frios, sopas, etc.


  • Prateleiras intermediárias: alimentos semi-prontos, como por exemplo uma carne crua que já tenha sido temperada, e ovos, de preferência com a ponta para baixo.


  • Prateleira inferior e gavetas: frutas, verduras e legumes crus sempre embalados, para evitar contaminação entre si ou da geladeira.


  • Porta: molhos, bebidas, geléias, conservas, etc.



  • 25 de jul de 2012

    Posted by KARINE MENDANHA DE ARAÚJO Posted on 09:57 | 1 comment

    Perda de peso pode eliminar sintomas da menopausa

    De acordo com uma nova pesquisa, publicada na edição deste mês do periódico Menopause, a perda de peso provocada por uma dieta com baixo teor de gordura e rica em frutas e vegetais reduz ou até elimina as ondas de calor e os suores noturnos, que são comuns na menopausa.
    O estudo foi financiado pela Kaiser Permanente, uma instituição de pesquisas em saúde que pertence a uma organização sem fins lucrativos e que tem unidades em Atlanta, Portland e Honolulu, todas cidades dos Estados Unidos. Segundo os autores, embora outros trabalhos tenham mostrado que o ganho de peso está associado aos sintomas da menopausa, essa é a primeira vez em que o emagrecimento atrelado a uma determinada dieta é relacionado à melhora desses problemas.
    Ao todo, participaram do levantamento 17.473 mulheres de 50 a 79 anos que já haviam passado pela menopausa. Após acompanharem as participantes por cinco anos, os autores descobriram que aquelas que emagreceram ao menos 4,5 quilos no período do estudo — e que também não faziam terapia hormonal e comiam menos gorduras e mais cereais integrais, frutas e vegetais — apresentaram mais chances de reduzirem ou eliminarem os sintomas da menopausa do que as mulheres que mantiveram o peso.
    Segundo Candyce Kroenke, que coordenou o estudo, as mulheres tendem a ganhar mais peso com a idade, e a prevenção desse aumento do peso pode ser usada como estratégia viável para amenizar os suores noturnos e as ondas de calor. Ela explica que quanto mais o corpo acumula gordura, maior é o isolamento de sua temperatura, e que esses sintomas são uma maneira de o corpo dissipar o calor.

    Fonte: Revista Veja
    • Karine Mendanha

      Biografia