4 de jul de 2011

Posted by KARINE MENDANHA DE ARAÚJO Posted on 12:41 | 2 comments

Vinho tinto tem efeito similar ao exercício físico

Por mais estranho que possa parecer, cientistas estão sugerindo que o ingrediente saudável do vinho tinto, o resveratrol, pode prevenir os efeitos negativos causados pelo estilo de vida sedentário.
O estudo, publicado no conceituado periódico científico FASEB Journal, concluiu que a ingestão diária de resveratrol previne os efeitos nocivos que a ausência de gravidade exerce sobre os músculos e o metabolismo ósseo dos astronautas.
O trabalho descreve experiências em ratos que simularam a ausência de gravidade dos voos espaciais.
O grupo que ingeriu resveratrol não desenvolveu resistência à insulina ou perda de densidade mineral óssea, como aconteceu com aqueles que não foram alimentados com resveratrol.


Os pesquisadores sugerem que o resveratrol pode igualmente ser capaz de prevenir as consequências danosas dos comportamentos sedentários dos seres humanos em condições de gravidade normal. Os resultados do estudo também demonstram alguns dos mecanismos pelos quais o resveratrol age para impedir a perda óssea e muscular gerada pela falta de atividade.
O composto resveratrol é encontrado no vinho tinto, embora o álcool presente no vinho possa ter efeitos nocivos para a saúde.
Fonte: O Diário da Saúde
Categories:

2 comentários:

  1. Bom Dia,

    Me chamo Caroline Mártire e sou assessora da Gelita.
    A Gelita fará o lançamento de uma linha especial de gelatinas, durante a Fipan 2011.
    Acredito que isso possa se tornar uma pauta interessante para o blog.
    Se interessar, por favor entrar em contato via e-mail (caroline@corecomunicacao.com.br)

    Att.,

    Caroline Mártire

    ResponderExcluir

  • Karine Mendanha

    Biografia