19 de fev. de 2011

Posted by KARINE MENDANHA DE ARAÚJO Posted on 13:56 | 2 comments

Alimentação fora de casa


A preferência atual dos consumidores são por refeições mais convenientes, no que se refere à facilidade de aquisição, preparo ou o consumo fora do domicílio. Com isso, a alimentação fora de casa está em alta. A escolha acontece principalmente pela falta de tempo, e por acharem mais prático e viável, financeiramente.
Contudo, essa preferência da população pode ser considerada como um dos fatores que mais contribuíram para o aumento das incidências de doenças veiculadas à alimentação. Além disso, as refeições realizadas fora do lar repercurtem diretamente na situação nutricional da população, pois nem sempre elas são balanceadas, do ponto de vista nutricional.

Geralmente, os alimentos são muito calóricos e possuem grande quantidade de conservantes, podendo causar muitas doenças, em destaque a obesidade e as comorbidades associadas. Os estabelecimentos fornecem uma porção maior de comidas, favorecendo também uma ingestão excessva de calorias.
Mas, como toda regra tem sua exceção, alguns locais oferecem comidas saúdaveis do ponto de vista nutricional, sensorial e higiênico-sanitáro.
Por isso, se for necessário comer fora, procure bons estabelecimentos, que, além de satisfazer seu paladar, proporcionem uma boa saúde e nutrição. Saibam comer fora!
Eu, por exemplo, notei uma grande diferença quando a minha alimentação era feita em casa, eu tinha hábitos mais saudáveis. Quando passei a comer fora, principalmente em restarantes self-service e fast-foods, engordei muito. Eu não sou o maior exemplo, pois sempre preferi me alimentar em locais que fornecessem comidas muito calóricas, nunca soube escolher o lugar certo. Agora, sendo uma acadêmica de nutrição, sei a importância de se ter bons hábitos alimentares, sendo fora de casa ou não.
Categories: ,

2 comentários:

  1. Ótimo post, Karine! As tentações são tantas... Mas devemos eleger self-services com saladas sem óleo, variedades assadas e cozidas e de preferência com opções como o arroz integral, brotos e soja. Hoje em dia já existem estas restaurantes deste tipo para nos ajudar a correr dos pecadinhos...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem!Muito lindo seu blog.

    ResponderExcluir

  • Karine Mendanha

    Biografia