25 de jul de 2012

Posted by KARINE MENDANHA DE ARAÚJO Posted on 09:21 | 1 comment

QUIABO

Presente na alimentação de muitos brasileiros, principalmente na dos baianos e mineiros, e, apreciado na culinária de várias culturas do mundo, o quiabo é consumido de variadas maneiras, tais como crus em saladas, refogados, cozidos, assados, grelhados e como ingrediente de diversas receitas. Desprezado por algumas pessoas por conter uma gomosidade característica o quiabo chama atenção em outro quesito, nutrição. Seu perfil nutricional é bem chamativo, e apesar da textura grudenta, que pode ser facilmente removida de acordo com a forma de preparo, o quiabo fornece vários nutrientes importantíssimos à saúde. Ele é rico em vitamina A, C e as do complexo B e possui ainda em sua composição minerais como o cálcio, fibras e proteínas. Entretanto a vitamina C é perdida durante o cozimento.
 Por fornecer poucas calorias (100 gramas contém cerca de 30 kcal) o quiabo pode estar contido em dietas de restrições calóricas e com a vantagemde ser um alimento de fácil digestão.Podendo ser  indicado como tratamento de várias enfermidades como diarréia, disenteria, inflamações e irritação dos rins e intestino.

Dicas:
Para conservar os quiabos por mais tempo após serem comprados, recomenda-se guardá-los em sacos plásticos e colocá-los na parte inferior da geladeira. Assim, o quiabo pode ser consumido em até uma semana. É importante ao prepará-lo, lavá-lo , para eliminar sujeiras e possíveis parasitas impregnados em sua casca. Para as pessoas que desejam remover a sua baba característica, uma dica é fritar os quiabos e pingar algumas gotinhas de limão.


Categories:

Um comentário:

  1. como fritar o quiabo,sendo que eu só faço ele afogadinho e fica uma delicia.

    ResponderExcluir

  • Karine Mendanha

    Biografia