8 de jul. de 2012


Uma análise realizada pela Proteste Associação de Consumidores com 53 alimentos industrializados constatou que a maioria dos produtos avaliados (68%) não contem gordura trans em sua composição. Mas ainda há alimentos com alto teor da substância e, entre eles, a batata Pringles, que no rótulo informa não conter gordura trans.
De acordo com a organização Mundial da Saúde, a ingestão dessa gordura não pode ultrapassar 1% do valor calórico total da dieta diária (cerca de 2 g para um adulto). Ao consumir 100 g de batata Pringles ou de pipoca de micro-ondas Chinezinho, o consumidor terá ultrapassado o limite sugerido. Foi detectado 0,4 g de gordura trans por porção de 30 g na batata Pringles.
Também foi detectado excesso de trans nos biscoitos de polvilho, nos biscoitos de chocolate Adria, na torta de frango congelada e na rosquinha Bom Preço.
A gordura trans pode ser produzida a partir da reutilização prolongada de óleos na fritura de alimentos e no processo de hidrogenação na fabricação de alguns produtos. Na indústria alimentícia é usada para melhorar a aparência, aroma, sabor, cor e textura, além de conservação dos alimentos.
A ingestão de gordura trans está associada à obesidade, à hipertensão e ao diabetes tipo 2, além da elevação dos níveis de colesterol ruim. Ou seja, é fator de risco para doenças cardiovasculares.
Pegadinha
Legalmente o fabricante pode alegar a ausência de gordura trans quando o teor for menor ou igual a 0,2 g na porção. Na avaliação da Proteste, no entanto o ideal é que essa conta seja feita por 100 g do alimento, já que a alegação da ausência de gordura trans feita hoje por porção induz o consumidor ao erro.
Para citar um exemplo, um biscoito feito com gordura vegetal hidrogenada e porção sugerida de 30 g (o que às vezes equivale a 2,5 biscoitos) tem sempre o “zero trans” na tabela. Assim, quem lê apenas essa parte do rótulo (e não a lista de ingredientes) pode comer 5 ou 10 biscoitos sem saber que está ingerindo gordura trans.
Em nota, a marca Adria informou que cumpre rigorosamente a legislação brasileira na escolha dos ingredientes utilizados nas receitas de seus produtos, bem como quantidades, processo de fabricação e rotulagem. "A marca investe constantemente em pesquisa e novas tecnologias para oferecer a seus consumidores a melhor relação entre sabor e saudabilidade".
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

  • Karine Mendanha

    Biografia