25 de mar. de 2011

Posted by KARINE MENDANHA DE ARAÚJO Posted on 13:25 | 1 comment

Constipação intestinal

Conhecida como prisão de ventre ou "intestino preso", a constipação intestinal é uma doença que causa dificuldade para evacuar. As pessoas que apresentam esse problema, não apresentam regularidade intestinal, podendo até ficarem dias sem evacuar.

Vários fatores levam à constipação. É sabido que, o sintoma, é mais freqüente nas mulheres do que nos homens, sem que haja explicação para isso. Os mais idosos também têm maior freqüência de constipação do que os mais jovens, o que pode ser associado à menor ingestão alimentar; perda da mobilidade; fraqueza das musculaturas abdominais e pélvica e medicações. A presença de constipação está associada à falta de resíduos dentro do cólon; perda de sensibilidade dos órgãos que desencadeiam os mecanismos da defecação; perda das contrações dos músculos envolvidos com a defecação e obstrução mecânica.

O diagnóstico da constipação intestinal é mais difícil do que o de diarréia. É um sintoma relativamente freqüente, muitas vezes conseqüente as alteraçõesfuncionais, que derivam de padrões de comportamento. É variável o que cada paciente denomina constipação. Menos do que três evacuações por semana é considerado constipação. Geralmente, o paciente refere dificuldade para evacuar, fezes duras, urgência sem que consiga evacuar, baixa freqüência de evacuações e sensação de evacuação incompleta. Em condições alimentares e de vida normais, um indivíduo evacua fezes formadas a intervalos que variam entre 06 e 72 horas.

Este problema é provocado em pessoas que consomem quantidade insuficiente de fibras e de água. Um outro fator agravante é o sedentarismo, pois a atividade física auxilia nos movimentos peristálticos (atividade muscular) do intestino.

A regularidade intestinal só é adequada quando os três fatores citados acima (ingestão de água, consumo de fibras e atividade física) são atendidos. Se o indivíduo adota este hábito, certamente será beneficiado não só na regularidade intestinal, como também em muitos outros benefícios ao organismo.

O consumo diário de alimentos industrializados, que, em sua maior parte, são processados, reflete negativamente no funcionamento intestinal, pois, durante o processamento, além de algumas vitaminas, a fibra também é retirada do alimento.

Alimentos como as frutas, legumes e verduras são excelentes fontes de fibras e micronutrientes, além destes, os cereais integrais como o arroz integral, centeio, aveia, pão integral, farelo de trigo, sementes de linhaça, entre outros, também são excelentes fontes de fibras.
Assim, medidas como a ingestão adequada de água, dieta rica em fibras e a prática de atividade física, ajuda a regularizar o funcionamento intestinal, além de trazer inúmeros outros benefícios à saúde.

Um comentário:

  1. Kkkk.... Adorei a figurinha. Essa tal constipação é muito comum, e 100% tratável com alimentação e hidratação! Parabéns pelo tema!

    ResponderExcluir

  • Karine Mendanha

    Biografia