8 de abr. de 2011

Posted by KARINE MENDANHA DE ARAÚJO Posted on 11:41 | 2 comments

Chocolate


Mitos e verdades

  • Chocolate causa acne?
Nos dias atuais, as pesquisas mostraram que ele não causa e nem agrava os casos de acne. Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, demonstrou que o consumo de chocolate não estava relacionado ao desenvolvimento ou agravamento da acne.

  • Chocolate causa cárie?
Todos os alimentos que contêm carbohidratos fermentáveis podem contribuir para formação de cáries. Pesquisas no Forsyth Dental Center, em Boston, e na Escola de Odontologia da Universidade da Pensilvânia, mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar. Ainda, ele reduz a desmineralização - um processo
diretamente relacionado ao surgimento de cáries. O açúcar contido no chocolate pode causar cavidades nos dentes, mas não é mais perigoso que o açúcar contido nos demais alimentos. O que importa é uma boa higiene bucal, e não o tamanho da caixa de bombons.
  • Chocolate é afrodisíaco e vicia?
Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor.
O chocolate contêm nutrientes essenciais para energia, bom humor e prevenção da insônia. Alguns destes nutrientes estão ausentes em boa parte da dieta e os cientistas acreditam que o chocolate seja sua principal fonte.
Comer vegetais folhosos verdes, como brócolis e aspargos, é uma boa maneira de evitar o desejo intenso por chocolate, pois substitui algumas das substâncias que produzem o "vício".
  • Chocolate engorda e não contem nutrientes?
O chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente no chocolate não aumenta os níveis sanguíneos de colesterol, além disso, contém níveis elevados de flavonóides e fenólicos, que auxiliam na diminuição de doenças cardíacas. Em uma barra de chocolate contem 250 calorias bem ao contrario que as pessoas imaginam, portanto ele não engorda, sabendo que não deve ingerir em grande quantidade.
  • Chocolate pode causar dor de cabeça ou enxaqueca?
Não há evidências de que o chocolate possa causar dor de cabeça, mas alguns estudos sugerem que isso pode ocorrer em pessoas que sofrem de enxaquecas.

  • O chocolate meio amargo é mais calórico do que o normal?
O chocolate amargo é menos calórico, pois possui menos gordura e açúcar, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim.

Categories: ,

2 comentários:

  1. Nossa... mesmo assim deu vontade de comer um pedacinho de chocolate!! rsrrs Já que é assim... melhor o amargo, né? Não pode é exagerar!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amoOoO chocolate, consigo ficar até dois dias sem comer um pedacinho se quer, mais que dois dias não sei se aguento. Já tentei mais não quis esperar pra ver se conseguiria aguentar mais, pois o desejo de consumir o chocolate é muito grande..Talvez seja porisso que tenho muito bom humor, e quanto a comer o amargo ou o tradicional..para mim, não faz diferença eu amoOo os dois !! Não exagero mais preciso consumir todos os dias se possível rs!!

    ResponderExcluir

  • Karine Mendanha

    Biografia